Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC)
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, ou tDCS, é uma técnica não invasiva de modulação do sistema nervoso central que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para estimular áreas específicas do córtex cerebral, promovendo ou inibindo a atividade neuronal nestas áreas, de acordo com o quadro a ser tratado. O procedimento é realizado por meio de eletrodos em contato com o couro cabeludo, com o objetivo de modular a atividade neuronal.
O tDCS é indicado para o tratamento de uma variedade de condições neurológicas e psiquiátricas, como dor crônica, depressão refratária, demências, transtornos da fala e do equilíbrio, transtornos de ansiedade e distúrbios cognitivos. Além disso, vem sendo utilizado para melhora da performance cognitiva e da performance física em atletas de alto rendimento, amadores ou profissionais (brain enhancement).
O tDCS tem sido estudado no contexto de reabilitação de pacientes com acidentes vasculares cerebrais (AVC), melhora de funções motoras e tratamentos de distúrbios do sono. O procedimento é seguro, não invasivo e pode ser realizado em consultório médico, com duração curta e sem necessidade de internação.
